Sinal analógico de TV será desligado em Curitiba e 26 municípios nesta quarta-feira (31)

Sinal analógico de TV será desligado em Curitiba e 26 municípios nesta quarta-feira (31)

- in Notícia
385
0

31.01.18  14.30 h

TV analógica

Com BandNews Curitiba

O sinal analógico de televisão será desligado nesta quarta-feira (31) em Curitiba e mais 26 municípios do Paraná. Cerca de 3,8 milhões de pessoas ficarão sem o sinal no estado. Segundo dados da Seja Digital, ligada à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 91% das residências paranaenses já estão aptas a receber a TV digital.

A Seja Digital ficou responsável por orientar e repassar os kits com equipamentos gratuitamente para as pessoas inscritas em programas do governo federal, como o Bolsa Família. A partir de hoje, quem não tiver um conversor e uma antena digital, não vai conseguir assistir os canais abertos de TV.

De acordo com a gerente regional da empresa, Sandra Frasson, um ponto que ainda tem gerado dúvidas são as questões técnicas, como posição da antena digital. “A orientação é a de que a antena fique no ponto mais alto, o máximo que a pessoa puder, e virada para o lado que ficam as torres das televisões. Se a pessoa ficar em dúvida, pode olhar para onde está virada a antena do vizinho”, explica.

A gerente afirma que as pessoas que têm direito ao kit devem entrar em contato rapidamente com a empresa, pelo telefone 147. Neste número também é possível tirar dúvidas.

“No momento, não temos previsões de outras ações. Nós vamos focar na distribuição dos kits que não foram entregues pelo telefone 147 ou site da Seja Digital para que todas as famílias tenham acesso e a gente consiga, até o fim de fevereiro, atingir 100% de digitalização”, afirma.

“Quem é beneficiário ainda tem tempo de fazer agendamento para a retirada e, para quem precisa comprar o kit, as lojas ainda estão com preços promocionais”, lembra.

Em Curitiba, o kit custa entre R$ 129 e R$ 200. Com a migração do sistema analógico para digital, o espaço hoje ocupado pelas TVs vai ser reaproveitado pelas operadoras de telefonia e internet. A transição cumpre um cronograma estabelecido pela Anatel.

A Seja Digital foi constituída por determinação da Anatel pelas operadoras Vivo, Claro, TIM e Algar para coordenar o processo de distribuição de conversores de TV digital.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pode ser de seu interesse

Bebianno diz que Bolsonaro deve usar colete à prova de balas na posse

10.12.18  22.50 H Gustavo Bebianno, futuro ministro da