Coluna da Psicóloga – Duelen Souza – Empatia (7)

Coluna da Psicóloga – Duelen Souza – Empatia (7)

- in Notícia
104
0

20.05.20                                           15.20 h

 

 

Empatia

 

Olá pessoal, como vocês estão?

 

Como estamos passando por um momento em que exige que olhemos para nós e para os outros, resolvi trazer aqui pra página os pontos principais sobre Empatia. Pra começar, o que é?

A empatia pode ser entendida como a capacidade de podermos olhar o próximo, sem julgamentos ou juízo de valor. É poder olhar o outro com os olhos do outro, sem utilizar das nossas crenças, valores e ideologias. Quando desenvolvemos a empatia, podemos observar e entender as situações de uma outra perspectiva, diferente da nossa.

E sabe qual a importância da empatia? Podermos ouvir alguém, sem questionar, ou criticar, e entendermos os motivos, os comportamentos dela. Sabe aquele dia que você só quer alguém pra conversar? Você pode perceber que a maioria das pessoas, ao invés de escutar, tende a “procurar” soluções pro que você ta sentindo, ou “soluções” pros seus problemas. Pois é. Uma pessoa empática ouve mais e fala menos. E mais do que isso, a empatia faz nos entender e acolher o que o outro sente. Além disso, desenvolver a empatia faz com que possamos construir relacionamentos saudáveis, pois através dela, podemos ajudar, apoiar e nos conectar com as outras pessoas.

E como eu faço pra ser uma pessoa empática?  Algumas atitudes simples são necessárias, entre elas: ouvir sem julgar o outro, acolher o que o outro fala sem dizer o que você pensa, entender o sentimento dos outros e não tentar resolver os problemas dos outros, porque não somos responsáveis por isso. O que podemos fazer é ouvir, é estar presente.

E pra finalizar, algumas pessoas confundem simpatia com empatia. A simpatia é quando nos dispomos a ouvir e entender o outro com o nosso olhar, com as nossas crenças, valores e julgamentos. A empatia é quando fazemos isso, mas pela perspectiva do outro. Sempre que você se confundir, lembre: o que significa pra mim e o que significa pro outro?

O mundo precisa de mais pessoas empáticas, que tal ser uma delas?

 

Até a próxima 😊

 

Duelen Souza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pode ser de seu interesse

Tudo aponta para uma crise’, diz Bolsonaro ao citar ações do Judiciário sobre governo

31.05.20                                       14.20 h A PF afirmou que um