COLUNA da PSICÓLOGA – Dra. Duelen Souza – Saúde Mental e Pandemia

COLUNA da PSICÓLOGA – Dra. Duelen Souza – Saúde Mental e Pandemia

- in Notícia
254
0

01.04.20                           11.25 h

 

Saúde mental e a Pandemia

Num dia estava tudo bem, e quando percebemos, de repente, havia um pedido para que ficássemos em casa pois um mal nos rondava: um novo vírus que iniciou uma pandemia. É necessário todo cuidado (lave as mãos, passe álcool em gel, lave as mãos novamente, não beije, não abrace, lave as mãos de novo…) que causou um estado de pânico coletivo nos primeiros dias. Mas afinal, qual o impacto de uma pandemia na saúde mental?

Percebemos que o COVID-19 nos trouxe muito mais que uma nova doença, ele nos lembrou de como somos frágeis e com isso provocou alguns sentimentos que não eram habituais. Um dos principais malefícios que percebemos diante da atual realidade em que vivemos é a ansiedade provocada pelo excesso de informações que recebemos. Várias notícias ao mesmo tempo trazendo inúmeros casos, mortes e por vezes pseudonotícias, as famosas fake news. O isolamento social que nos foi imposto também tem provocado outro mal: o isolamento emocional. O sentimento de solidão se apossou de algumas pessoas, intensificando ainda mais o medo de estar só, de perceber-se frágil e impotente diante da situação.

É preciso que estejamos atentos para que a “Crise Corona Vírus” não provoque um dano ainda maior a nossa saúde emocional. Mas e o que fazer? Algumas medidas podem ser tomadas para preservar nossa saúde mental, sendo elas:

  • Filtre a quantidade e a qualidade de informações que chegam até você! Nem todas as informações são reais, procure fontes confiáveis e sempre busque confirmar a autenticidade das notícias! Você não precisa e nem deve ler/saber/ouvir/falar sobre o COVID-19 o dia todo, pois isso pode gerar ansiedade! Procure se ocupar com outras atividades. Que tal iniciar a leitura de um livro hoje, ou descobrir uma nova banda de música?
  • Se você está afastado das suas atividades cotidianas como estudar e trabalhar, que tal aproveitar esse tempo para se aprofundar em algum assunto? Várias empresas disponibilizaram cursos online gratuitos que abrangem diversas áreas.
  • Cuide de você e dos seus! Se cada um de nós fizermos a nossa parte, em breve nossas rotinas serão normalizadas.
  • Se mesmo assim, você perceber que não está dando conta da situação, procure ajuda de um profissional da psicologia, ele possui ferramentas capazes de te ajudar a superar esse momento! Vários profissionais da área estão realizando atendimentos online, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde.

Ainda precisamos tomar atenção quanto aos profissionais de saúde que estão a frente do enfrentamento do COVID-19. Muitos podem adoecer devido a jornadas de trabalho estressantes, perda de pacientes, entre outros motivos. É necessário que esses profissionais tenham suporte para lidar com tal situação. Vários profissionais da Psicologia estão oferecendo atendimento voluntário a profissionais da saúde de forma a aliviar o sofrimento causado por essa situação. Não só a tais profissionais, mas todos os profissionais que não podem parar, nossos sinceros agradecimentos por continuarem a lutar por todos nós!

E a vida “pós” Corona Vírus, será igual? Espero que não. Espero que com essa situação possamos aprender a darmos valor ao que realmente tem valor.

Até a próxima 😊

Duelen Souza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pode ser de seu interesse

Centrão não vai comprar briga de Bolsonaro com STF

01.0620                                        15.10 h   Andréia Sadi, G1 Com