Presidente do BC diz que MP do Coaf promove “aperfeiçoamento” do combate à lavagem de dinheiro

Presidente do BC diz que MP do Coaf promove “aperfeiçoamento” do combate à lavagem de dinheiro

- in Notícia
62
0

20.08.19      1.25 h


No ofício em que encaminhou a Jair Bolsonaro a MP que institui a Unidade de Inteligência Financeira (UIF), Roberto Campos Neto disse que a proposta promoverá o “aperfeiçoamento da estrutura institucional dedicada à prevenção e ao combate à lavagem de dinheiro”.

Segundo o presidente do Banco Central, o objetivo é aproveitar “a capacidade técnica especializada e a expertise já disponível” no banco para “o tratamento de grandes volumes de informação financeira, mediante o emprego de ferramentas de inteligência artificial”.

Campos Neto também ressaltou a necessidade de manter o país alinhado às “recomendações e melhores práticas internacionais”. Não só em relação à lavagem de dinheiro, mas ao financiamento do terrorismo e da proliferação de armas de destruição em massa.

Desde que Dias Toffoli suspendeu investigações deflagradas a a partir de informações do Coaf, surgiu o temor de que o Brasil seja punido no âmbito do Gafi (Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo).

O texto destaca ainda o fortalecimento de padrões de governança do órgão, “para assegurar a adoção de critérios objetivos para a produção de inteligência financeira” com “reforço à segurança da informação” — leia-se, impedir vazamentos de dados protegidos por sigilo bancários e fiscal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pode ser de seu interesse

CPI da Lava Toga, o que os ministros do STF tanto temem?

22.09.19     12.25 h Ministros e juízes estão fazendo