No dia 26/04 (sexta feira) Saúde promove ação no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

No dia 26/04 (sexta feira) Saúde promove ação no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

- in Notícia
69
0

 11.04.19   20.10 h

Orientações odontológicas, nutricionistas e aferição da pressão arterial estão entre os serviços oferecidos

No dia 26 de abril, comemora-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, e para lembrar a importância da data – serão promovidas ações voltadas a saúde – na Unidade Básica de Saúde Guaraituba – localizada na Rua Genésio Moreski, 575 – das 9h às 11h30.

Durante a programação haverão atendimentos e orientações, dos profissionais da área, sobre as doença cardiovasculares. Outras atividades também estão previstas, como por exemplo, orientações odontológicas, nutricionistas e aferição da pressão arterial.

“É necessário que a comunidade se conscientize e conheça a doença. Para isso é importante informar, ressaltando a importância dos cuidados que devem ser tomados. Além de esclarecer as dúvidas da população sobre os sinais que podem indicar a necessidade de ajuda médica”, explicou o Secretário de Saúde, Dr. Antoninho Barth.

HIPERTENSÃO

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.

“Um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca”, alerta Dr. Antoninho. O problema é herdado dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como os hábitos de vida do indivíduo.

A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, mas além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável.

Serviço:

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão
Data: 26 de abril
Horário: 9h às 11h30
Local: Unidade de Saúde Guaraituba
Endereço: Rua Genésio Moreski, 575.
Telefone: (41)3606-9441

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
INSTAGRAM: @colombopmc

Foto: Marcio Fausto/ PMC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pode ser de seu interesse

Bolsonaro agradece a Maia e deputados pela aprovação da Previdência na CCJ

24.04.19   20.50 h Em cadeia nacional de rádio