DIA MUNICIPAL DO RIM é tema na sessão ordinária da Câmara Municipal de Colombo

DIA MUNICIPAL DO RIM é tema na sessão ordinária da Câmara Municipal de Colombo

- in Notícia
98
0
15.03.19    16.00 H
Na Tribuna Livre da sessão ordinária realizada nesta terça-feira (12/03), o presidente da Associação Parceiros do Rim, Nilton do Rim, falou a respeito da prevenção a doenças renais. O município de Colombo tem, atualmente, cerca de 80 pessoas com doença renal crônica. Na próxima sexta-feira (15/03) é comemorado o Dia Municipal do Rim, data estabelecida pela Lei 1.002/2007, que se segue ao Dia Mundial do Rim, celebrado no dia 14/03

Na Tribuna Livre, o presidente da Associação Parceiros do Rim, Nilton do Rim, falou a respeito da prevenção a doenças renais

Na Tribuna Livre da sessão ordinária realizada nesta terça-feira (12/03), o presidente da Associação Parceiros do Rim, Nilton do Rim, falou a respeito da prevenção a doenças renais. O município de Colombo tem, atualmente, cerca de 80 pessoas com doença renal crônica. Na próxima sexta-feira (15/03) é comemorado o Dia Municipal do Rim, data estabelecida pela Lei 1.002/2007, que se segue ao Dia Mundial do Rim, celebrado no dia 14/03.

Segundo a organização global do Dia Mundial do Rim, entre 8% e 10% da população adulta tem algum tipo de dano nos rins e a cada ano milhões de pacientes morrem prematuramente de complicações em decorrência de Doença Renal Crônica (DRC). A doença não apresenta sintomas específicos, o que dificulta o rápido e preciso diagnóstico. Dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia indicam que o número de doentes renais no Brasil dobrou na última década. Estima-se que 10 milhões de brasileiros sofram de alguma disfunção renal. Atualmente, entre 90 mil e 100 mil pessoas passam por diálise no país. Outro alerta é que mais de 70% dos pacientes que iniciam a diálise descobrem a doença quando os rins já estão gravemente comprometidos.

O presidente da Associação Parceiros do Rim Nilton Luiz Carneiro de Mello, conhecido como Nilton do Rim, utilizou a Tribuna Livre da Câmara para falar sobre a importância de conscientizar a população sobre a prevenção da doença renal. Ele também destacou que os rins têm funções fundamentais para o organismo que vão além de filtrar o sangue, como regulação arterial e hormonal. “O número de portadores de doenças renais aumenta a cada ano e com uma taxa crescente de mortalidade. No mundo estima-se que haja atualmente 850 milhões de pessoas com doença renal decorrente de várias causas, causando pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano. Em 2019, o Dia Mundial do Rim propõe aumentar a conscientização sobre a alta crescente, a presença de doenças renais em todo o mundo e a necessidade estratégica para prevenção e tratamento dessas doenças renais. Muitos tipos de doenças renais podem ser prevenidos, retardados e controlados quando medidas apropriadas de prevenção estiverem sendo adotadas. Exames de sangue, creatinina e de urina ajudam a identificar o problema renal. O município de Colombo evoluiu muito no que se refere ao tratamento da doença renal. Hoje temos a Clínica de Doenças Renais (CDR) que está atendendo cerca de 80 pacientes. A CDR conta com um ambulatório que atende toda a população desse grupo. Quero deixar o meu apelo para que as pessoas façam exames para saber se elas são diabéticas, hipertensas, pois esses fatores podem levar a perda da função renal”, enfatizou.

Os vereadores parabenizaram e elogiaram o trabalho realizado pelo Senhor Nilton do Rim, aproveitaram a oportunidade para fazerem as suas considerações e ofereceram o seu apoio. O Presidente do Legislativo, vereador Vagner da Viação (PRB) agradeceu em nome da Casa pelas explicações fornecidas. “Todos nós vereadores temos respeito pela sua pessoa e pelo seu trabalho. Principalmente quem está aqui na Câmara desde a gestão anterior viu o seu empenho e trabalho para trazer a clínica para Colombo e para credenciá-la. Alguns vereadores puderam acompanhar mais de perto e sabem de todo o trabalho que foi feito para que tudo isso hoje fosse realidade. Deixo as portas abertas dessa Casa e estamos sempre à disposição”, disse o presidente da Câmara.

Prevenção – A prevenção é o melhor caminho para a doença renal crônica. Além do histórico familiar, os pacientes devem observar os hábitos alimentares, o sedentarismo, o envelhecimento, a obesidade, a diabetes, a hipertensão e alteração dos hábitos urinários, que são os principais fatores de risco. O número de pacientes com doença renal crônica que precisaram de diálise cresceu de 42 mil, em 2000, para 122 mil no ano passado, de acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia. No ano passado, 5,7 mil pessoas fizeram transplante de rim no país, quantidade que vem aumentando, em média, 10% de um ano para o outro.

Indicações – Foram divulgadas 23 indicações de melhorias objetivando a qualidade de vida do cidadão colombense. Essas indicações foram encaminhadas à prefeita Beti Pavin (PSDB) e às Secretarias Municipais de Educação, Estado de Planejamento e Coordenação Geral, Obras e Viação, Saúde e Urbanismo.
Assinaram esses documentos o presidente da Casa, vereador Vagner da Viação (PRB) e os vereadores Angelo Betinardi (PTC), Baggio (PTC), Doliria Strapasson (PSDB), Marquinho Berlesi (PSDB), Pelé (PTB) e Vardão (PSB). A íntegra da Ordem do Dia pode ser conferida em Pauta das Sessões.

Pequeno Expediente – O vereador Anderson Prego (PT) utilizou esse espaço para falar sobre o Dia Internacional da Mulher comemorado na última sexta-feira (08/03).

Confira abaixo mais fotos da sessão:

. . . . .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pode ser de seu interesse

Alcolumbre: “Tenho que tomar as decisões que sejam mais acertadas para o conjunto do Senado”

20.03.19   10.05 h Davi Alcolumbre escancarou no Twitter