URGENTE: VAMOS DENUNCIAR TODAS AS CLINICAS DE HEMODIÁLISE QUE LIGAREM PACIENTES NAS MAQUINAS SEM A PRESENÇA DO MÉDICO NEFROLOGISTA

URGENTE: VAMOS DENUNCIAR TODAS AS CLINICAS DE HEMODIÁLISE QUE LIGAREM PACIENTES NAS MAQUINAS SEM A PRESENÇA DO MÉDICO NEFROLOGISTA

- in Notícia
3056
0

31.03.18   14.35 H

Alguns minutos atrás recebi uma denúncia muito grave de uma paciente que foi instalada as 06.00 h e que passou muito mal na máquina por volta de 07.30 h e foi atendida apenas pela equipe de enfermagem, porque o médico ainda não tinha chegado na clínica.

Isso é muito descaso com a vida de todos esses pacientes do 1 turno dessa clínica de Curitiba.

Instrui essa paciente que denuncie a clínica na Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba e também faça outra denúncia no COREN contra a enfermeira chefe que instalou esses pacientes sem a presença do médico nefrologista.

Porque a enfermeira chefe quando instala pacientes na máquina de hemodiálise sem a presença do médico está assumindo o risco. Poqye está descumprindo o Regulamento Técnico do Ministério da Saúde que regula o setor de Terapia Renal Substitutiva.

OLÁ amigos quero pedir para vocês que sofrem do mesmo problema que é a alta de  médicos nefrologistas  no inicio da hemodiálise geralmente no primeiro turno as 06.00 h da manhã, que é o horário mais utilizados pelas clinicas de hemodiálise do Brasil.

 

VAMOS DENUNCIAR NA SECRETARIA ESTADUAL OU MUNICIPAL DE SAÚDE, NO CONSELHO MUNICIPAL OU ESTADUAL DE SAÚDE. NA CÂMARA DE VEREADORES DE SUA CIDADE (PROCURE O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE SAÚDE DA CÂMARA) NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SEU ESTADO( PROCURE O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE SAÚDE) NA IMPRENSA, E NO MINISTÉRIO PUBLICO.

PORTARIA 389 de 13 de março de 2014

Art. 20. A Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Nefrologia que ofertar a modalidade de HD, terá a seguinte equipe mínima:

I – 1 (um) médico nefrologista que responda pelos procedimentos e intercorrências médicas como Responsável Técnico;

II – 1 (um) enfermeiro, especializado em nefrologia, que responda pelos procedimentos e intercorrências de enfermagem como Responsável Técnico;

III – médico nefrologista;

IV – enfermeiro especialista em nefrologia;

V – assistente social;

VI – psicólogo;

VII – nutricionista;

VIII – técnico de enfermagem;

IX – técnico de enfermagem exclusivo para o reprocessamento dos capilares;

X – funcionário exclusivo para serviços de limpeza.

XI – técnico responsável pela operação do sistema de tratamento de água para diálise, para os serviços que possui o programa de hemodiálise.

Parágrafo único. Todos os membros da equipe de saúde responsáveis pelo atendimento durante o procedimento hemodialítico devem permanecer no ambiente de diálise durante toda a sessão.

 

MEU CONTATO PARA TE AJUDAR: 41 99839 4780  WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pode ser de seu interesse

TSE recebe 1ª contestação à candidatura de Lula depois do registro

15.08.18  18.30 h O TSE recebeu no início